| Conteúdo para Redes Sociais | O pensamento positivo, segundo o yoga
- isabellesandi
- 22 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Texto publicado no Instagram Studio Balance Saúde
Post em carrossel

[ Legenda do post ]
Não é incomum receber relatos de alunos que se veem em uma verdadeira explosão de ideias durante a prática do Yoga.
Isso acontece porque estamos em um momento de concentração máxima com os movimentos, e conexão com o nosso corpo e mente. O que é um bom sinal, pois significa que o yoga está te levando para lugares de inspiração e foco.
Mas sabe como aproveitamos todos estes insights?
[ Textos fragmentados em artes carrossel ]
É comum associarmos a expressão "pensamento positivo" com as doutrinas do yoga, mas a validação do termo depende de um entendimento particular de cada aluno sobre o que significa pensar positivo.
Se o “pensar positivo” se referir a uma visão parcial, na qual a presença de algum problema é ignorado, e que tudo pode ser como nós gostaríamos que fosse, então isso não tem nada a ver com yoga, pelo contrário.
Com yoga aprendemos a encarar os fatos objetivamente, com o entendimento da inevitável alternância entre momentos fáceis e difíceis, agradáveis e desagradáveis.
No yoga, pensar positivo é pensar inteligentemente.
Ao invés de gastar energia se lamentando, buscamos alternativas para lidar com as coisas como elas são, verificando se, dentro das nossas possibilidades, há algo a ser feito e caso haja, procuramos fazer da melhor forma visando mudar ou contornar a situação em questão.
E se percebemos que não há nada a ser feito, procuramos acomodar positivamente a condição desfavorável, compreendendo que nem todas as nossas idealizações serão realizadas, e que a felicidade pode estar presente independente disso.
“…desperdiço minha capacidade e meu tempo tentando mudar o que não posso mudar. E quando tenho que mudar algo que eu posso, já estou cansado. Estou empobrecido em termos de vontade, energia, esforço e capacidade de realização.”
Palavras do mestre Swami Dayananda
No fim, o Yoga é a transmutação de sentimentos de angústia e sofrimento na capacidade de discernir o que podemos e o que não podemos mudar.




Comentários