| Conteúdo para Redes Sociais | 100 anos da semana de Arte Moderna
- isabellesandi
- 16 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de jan. de 2023
Texto publicado na página do Instagram da SBPdePOA.
Post simples | Arte: Grabriela Benvegnu

[ legenda do post ]
Sem dúvida, ABAPORU é um dos quadros mais emblemáticos da história da arte brasileira.
Pintado pela artista paulista Tarsila do Amaral, em 1928, a tela foi batizada por Oswald de Andrade em uma junção dos vocábulos tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Sendo assim, seu significado é "homem que come gente" ou "homem antropófago".
Ainda que a obra represente um marco da fase denominada antropofágica, onde Tarsila propunha que as influências artísticas estrangeiras fossem dissipadas para trazer de volta uma arte constitutiva da essência do Brasil, a inspiração maior para o nascimento de Abaporu veio de medos guardados no seu inconsciente, relacionados com situações ocorridas durante a infância.
Nas palavras de Tarsila, “Abaporu é uma figura solitária monstruosa, fatalizada, e presa à terra com seus enormes e pesados pés [...].Compreendi, eu mesma, que eu havia realizado imagens subconscientes, divulgando meus medos, lendas e superstições de minha infância".
Essa é uma das grandes potências da arte: poder circular entre o singular e o universal; o que é do indivíduo e o que é comum a uma sociedade.





Comentários