| Conteúdo para Redes Sociais | Qual a função da Arte na sociedade?
- isabellesandi
- 14 de fev. de 2022
- 1 min de leitura
Texto publicado na página do Instagram da SBPdePOA.
Post simples | Arte: Grabriela Benvegnu

[ legenda do post ]
Falar da entrada da psicanálise no Brasil requer contemplar nossa história, pois ela decorreu de agentes que a reconhecessem como uma resposta às questões que circundavam os processos sociais brasileiros da época, e de pontos de sustentação e confirmação de sua validade no meio médico, social e cultural.
Na década de 1920, a cidade de São Paulo perde suas feições de província e passa a protagonizar a modernidade urbana nas questões culturais e econômicas, com perspectivas que impulsionaram um movimento de questionamento da consciência coletiva no quesito ''nacionalidade". A SEMANA DE ARTE MODERNA de 1922 marcou oficialmente o rompimento com o passado acadêmico engessado, propondo-se a questionar a função da Arte na sociedade.
Para responder a esta pergunta, no âmbito da lucidez e verdade, o campo cultural usou da psicanálise para investigar o que se relacionava com o inconsciente.
Nesta nova jornada de autodescoberta entre os artistas, o primitivo foi metaforizado no homem dos afetos, desejos, sentidos e sensações. A ideia de que a infância era uma valiosa fonte de descobertas para a construção do brasileiro apropriado de si mesmo, faz com que o desconhecido pelo sujeito passe a ser experimentado como referente ao inconsciente, matriz de processos psíquicos fundamentais para a compreensão da subjetividade.
Criatividade, primitivo, sexualidade e infância tornam-se objeto de pesquisa literária e cultural. É a arte e a psicanálise se conjugando em um discurso marcado por jornadas que possibilitam um novo ressoar ao pensamento humano.





Comentários